sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projetos 2011- Curso Disseminadores da Educação Fiscal

EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA


INTRODUÇÃO

O Projeto Educação Fiscal na Escola, elaborado pelo professor Antonio de Barros Medeiros – Escola de Ensino Médio Dr Andrade Furtado II – São Miguel-Quixeramobim-CE.

Dando continuidade ao Projeto já executado, temos uma parceria nos trabalhos interativos entre Multimeios e LEI, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Núcleo Gestor, a qual tem o intuito de informar a Comunidade Escolar sobre a funcionalidade da Ação Fiscal – Tributária, bem como, orientá-los sobre a importância da educação fiscal em nossas vidas, por meio dos impostos arrecadados e das melhorias corridas através destes, explicitando a parte teórica em forma de oficina nas salas de aula.


ESCOPO DO PROJETO


PERÍODO: Contínuo


ANOS (séries): 2º ano do Ensino Médio


ESCOLA: E. E. M. Dr Andrade Furtado II – São Miguel - Quixeramobim


TEMAS: Tributos (ICMS, ISS, IPI, IPVA, IPTU, IGF, IOF e IR)


CURRÍCULO E PARÂMETROS

O Projeto Educação fiscal na Escola terá informações, as quais serão repassadas para a comunidade escolar a respeito de algumas ações tributaries, do desenvolvimento de valores, atitudes, competências e habilidades, formando a consciência tributária para o pleno desenvolvimento da cidadania.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

  • Orientar a comunidade para a importância da educação fiscal em nossas vidas, nos impostos arrecadados e as melhorias ocorridas através deste. Serão trabalhados em sala de aula de forma pedagógica e dinâmica alguns conteúdos.

  • Informar a comunidade escolar sobre a funcionalidade da fiscalização ante corruptiva;

  • Preparar o aluno com conteúdos informativos, os quais lhes darão segurança de produzir informativos, os quais relatem sobre o assunto abordado, no caso ações tributárias.

  • Exposição dos trabalhos com acompanhamento do disseminador fiscal envolvido;

  • Seleçionar o melhor texto sobre a temática tributária.

  • Realizar atividade pedagógica com os alunos para compreensão da função socioeconômica do tributo;

  • Incentivar o acompanhamento, pela da aplicação, distribuição da aplicação dos recursos públicos


QUESTÃO ESSENCIAL (INVESTIGATIVA)

  • O que são tributos em nossas vidas.



METODOLOGIA

A metodologia se dará na forma de oficinas, as quais terão como foco principal os tributos e a aplicabilidade dos mesmos.

Os instrumentais tecnológicos subsidiarão as produções de modo geral.

Será trabalhado de forma dinâmica os conteúdos (ICMS, ISS, IPI, IPVA, IPTU, IGF, IOF e IR ). Os alunos produzirão textos e outros instrumentos e logo após haverá exposição e apresentação de todas as produções.


PRODUTO FINAL:

Percebe-se que no decorrer da execução das oficinas tributárias muitos conhecimentos foram adquiridos de forma interativas entre professores e alunos na distribuição dos conteúdos sobre Educação Fiscal.

Compreende-se que esse é um aprendizado contínuo, pois os alunos envolvidos nas oficinas descobriram que a educação fiscal não é somente necessária no ambiente escolar, se faz necessário também em suas vidas tanto no convívio do lar como em outros ambientes sociais, tais como: vestimentas, alimentação, lazer, educação, etc.

A importância da educação fiscal deve ser contínua, coletiva e participativa no ambiente escolar para que nossos educandos tenham conhecimentos dos valores éticos e morais, os quais enriquecem o saber coletivo e afastam o pensamento corrupto, dando um basta na corrupção que ainda existe no nosso país


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Apresentações filme, produção e apresentação slides.


RECURSOS A SEREM UTILIZADOS


RECURSOS MATERIAIS:

  • Data show;

  • DVD (mídia/leitor)

  • Computadores do LEI;

  • Slides;

  • Caixa de som;

  • Internet, etc.




AVALIAÇÃO

Será feita em forma de exposição dos trabalho textuais. Seleção da produção textual coerente ao assunto tributário.


AUTOAVALIAÇÃO

A auto avaliação será feita de acordo com o desenvolvimento de cada um, possibilitando novos caminhos do conhecimento em relação ao tema tributo.


Projetos 2011- Curso Disseminadores da Educação Fiscal

Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF

Programa de Educação Fiscal do Ceará - PEF/CE

Curso de Disseminadores de Educação Fiscal

EEFM ASSIS BEZERRA












CIDADANIA É ASSUNTO DA ESCOLA

Educação Fiscal – um agente reflexivo no exercício da cidadania.














ANA CASSIA SOUSA OLIVEIRA

ARLENE DE SOUSA FARIAS

CARLOS EDUARDO PEREIRA QUEIROZ

Orientadora: Maria Ionês Alves do Nascimento
















Quixeramobim – Ceará

Junho de 2011

Programa Nacional de Educação Fiscal – PNEF

Programa de Educação Fiscal do Ceará - PEF/CE

Curso de Disseminadores de Educação Fiscal

EEFM ASSIS BEZERRA














CIDADANIA É ASSUNTO DA ESCOLA

Educação Fiscal – um agente reflexivo no exercício da cidadania.







ANA CASSIA SOUSA OLIVEIRA

ARLENE DE SOUSA FARIAS

CARLOS EDUARDO PEREIRA QUEIROZ

Orientadora: Maria Ionês Alves do Nascimento












Projeto apresentado como requisito para certificação de 120 horas no Curso de Disseminadores de Educação Fiscal, no primeiro semestre de 2011.







Quixeramobim – Ceará

Junho de 2011

SUMÁRIO


1. APRESENTAÇÃO .......................................................................................................4

2. JUSTIFICATIVA ...........................................................................................................5

3. PÚBLICO ALVO ...........................................................................................................5

4. OBJETIVOS .................................................................................................................4

4.1 OBJETIVO GERAL .................................................................................................. 5

4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS .................................................................................... 6

5. ESTRATÉGIA ...............................................................................................................6

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .....................................................................................7

7. METODOLOGIA ...........................................................................................................8

8. CRONOGRAMA .............................................................................................................9

9. AVALIAÇÃO ....................................................................................................................9

10. CONCLUSÃO ..............................................................................................................10

11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ............................................................................10













  1. APRESENTAÇÃO



Através de estudos do Programa Nacional de Educação Fiscal - PNEF percebe-se que é necessário promover e institucionalizar a Educação Fiscal para o efetivo exercício da cidadania, visando o constante aprimoramento da relação participativa e consciente entre o Estado e o cidadão, preparando o nosso educando para a defesa permanente das garantias constitucionais.

Assim sendo buscamos alicerça-se na necessidade de compreensão da função socioeconômica do tributo, da correta alocação dos recursos públicos, da estrutura e funcionamento de uma administração pública pautada por princípios éticos e da busca de estratégias e meios para o exercício do controle democrático.

O Projeto Educação Fiscal – um agente reflexivo no exercício da cidadania, pedagógico ora apresentado, foi elaborado com o intuito de contribuir para a formação permanente do indivíduo, na perspectiva da maior participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos.

Compreendendo a necessidade de uma interação e integração de toda a comunidade escolar, vimos que a preservação e conservação do patrimônio público deve ser uma constante em nossa comunidade escolar, e na sociedade em que os alunos estão inseridos.

A utilização consciente do que é de todos deve ser o ponto de partida para uma educação eficaz na escola e na sociedade. Assim, somos convidados a refletir de forma consciente a arrecadação de fundos por parte do estado e sua utilização em prol da sociedade, construindo a cidadania que tanto desejamos.












  1. JUSTIFICATIVA



O Projeto Educação Fiscal – um agente reflexivo no exercício da cidadania tem por objetivo ser uma alternativa de controle fiscal pelo exercício da cidadania, onde se justifica pelos estímulos, pelos motivadores e pelas oportunidades que proporciona. O educando trabalha no limite de suas potencialidades, motivados para realizar os seus projetos, com bons resultados, pois o ensinar e o avaliar são concomitantes.

A Educação Fiscal se mostra eficaz como estratégia para desenvolver a cidadania pró-ativa numa perspectiva ética, estética e inclusiva. Como se sabe a dificuldade de aprendizagem não está apenas no subjetivo, mas no grupo. O que torna necesario eurgente resgatar a confiança da comunidade e trazer as famílias para o proceso de compreensão da importancia de ser um fiscal tributário.





  1. PÚBLICO ALVO



Alunos do Ensino Médio, incluindo os alunos dos pólos de Damião Carneiro e os alunos do PROJOVEM(Disciplina de cidadania) da Escola de Ensino Fundamental e Médio Assis Bezerra, na cidade de Quixeramobim.





  1. OBJETIVOS


    1. Objetivo Geral


  • Preparar a comunidade escolar para a ação de cidadania de acompanhamento da utilização dos recursos advindos da arrecadação tributária, através de observação, reflexão e sensibilização.


    1. Objetivos Específicos:


  • Aprimorar a consciência do aluno e da comunidade em geral sobre a importância do espaço coletivo, de zelar pelo patrimônio público e de acompanhar a gestão das contas públicas pelos governantes.

  • Conscientizar a comunidade escolar acerca da necessidade em deter conhecimentos sobre a importância do espaço coletivo, em zelar pelo patrimônio público e em acompanhar a gestão das contas públicas pelos governantes.

  • Criar o senso de responsabilidade fiscal com vistas à obtenção do equilíbrio fiscal;

  • Ampliar a visão dos cidadãos para a função socioeconômica dos tributos;

  • Despertar a necessidade de participação do cidadão na gestão dos recursos públicos.

  • Desenvolver a consciência crítica do aluno para a formação de uma sociedade capaz de exercer o controle social;

  • Disponibilizar conhecimentos básicos para a compreensão dos mecanismos de arrecadação dos tributos.

  • Incentivar o acompanhamento e fiscalização, pela sociedade, da aplicação dos recursos públicos, em foco o município;

  • Promover a consciência da harmonia nas relações entre o Estado e o Cidadão;

  • Refletir sobre as práticas sociais junto ao contexto social da comunidade escolar inserida.





  1. ESTRATÉGIAS



  • Proporcionar a construção do conhecimento sobre a Legislação e Educação Fiscal através de oficinas, palestras ou outros meios para a aquisição das informações necessárias para o desenvolvimento de ações pedagógicas centradas na realidade da comunidade escolar;

  • Possibilitar que o trabalho sobre Educação Fiscal na Unidade escolar, leve a conscientização e a mudança de comportamento social, através da prática da vivência cidadã;

  • Construir com os alunos um plano de ação e apresentação de estudos, reflexões e pesquisas, através da arte e das novas tecnologias, seminários que fomentem sobre a importância da educação fiscal.






  1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA



Montesquieu afirma que quando o indivíduo entrega ao Estado o poder de governar e decidir os rumos que ele deve seguir, começa a morrer a sua capacidade de auto governar-se. Essa incapacidade, que é uma incapacidade de exercer a cidadania, fomenta a censura e a obrigatoriedade de normas como forma de conquista da ordem.

Na constituição da ética de controle social deve haver espaço para a contribuição e estabelecimento de uma ética individual. A existência de regras acrescidas de um significado torna o resultado mais efetivo.

Leonardo Boff diz que a diferença entre a ética e a moral está em que a moral é a casa enquanto a ética é a forma, a estrutura e constituição desta casa. O ensinar deve estar calcado na ética, entremeando ao conteúdo o seu aspecto pessoal, subjetivo e único. O importante não é só informar, mas se permitir ir além da informação ousando vôos mais altos, que permitam a transformação, discussão e reconstrução do próprio conteúdo num exercício pessoal de democracia.

Com tudo isso vimos que a educação deve ser concebida para atender, ao mesmo tempo, ao interesse social e ao interesse dos indivíduos. É da combinação desses interesses que emergem os seus princípios fundamentais e são estes que devem nortear a elaboração dos conteúdos do ensino, as práticas pedagógicas e a relação da escola com a comunidade e com o mundo.

A democracia não aparece por acaso nem tampouco pelo gosto de umas poucas pessoas que a regalam ou a impõem às maiorias, assim dizia, FREIRE citado por ARAÚJO FREIRE (2001:201,202), e que a construção da escola democrática não depende, igualmente, da vontade de alguns educadores e educadoras, de alguns pais e mães. Esta construção é um sonho porque devemos lutar todos e todas os que apostamos na seriedade, na liberdade, na criatividade, na alegria dentro e fora da escola.

Para que haja de fato uma construção de saberes é necessário que se faça um trabalho estruturado desde as bases, ou seja, em conjunto com a sociedade que é um tema abordado pelo Projeto de Educação Fiscal, proporcionando à interação desses conhecimentos através das disciplinas.

A escola pública tem como principal objetivo formar cidadãos críticos e pensadores, e desta forma levar o aluno a descobrir suas garantias de sobrevivência dentro de uma sociedade massifista e excludente. Já não cabe ficar fazendo de conta que se ensina e o interlocutor fingindo que aprende. O educando deve ser um sujeito ativo e o educador deve se colocar no papel de motivador da aprendizagem dentro de seus aspectos relacionados ao meio social, como visões de mundo e de valores.

O nosso projeto tem como finalidade principal o trabalho em sala de aula com professores e alunos de forma participativa e concreta, evidenciando a importância da educação fiscal em todas as disciplinas, através de visitas, compras em estabelecimentos comerciais da comunidade, entrevistas, vídeos e folhetos informativos com esclarecimentos referentes à importância do recolhimento de tributos, bem como o conhecimento da falta de recursos públicos devido à sonegação.





  1. METODOLOGIA



O Projeto Educação Fiscal – um agente reflexivo no exercício da cidadania trabalhará nas turmas de Ensino Médio com apresentações em slides e exposições, discussão em grupo, apresentações de trabalhos em coletivo e individual abordando as temáticas dentro do tema central Educação Fiscal – um agente reflexivo no exercício da cidadania.

Em uma educação interdisciplinar, trabalharemos as disciplinas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia, tendo como ponto de partida de estudo e reflexão o Laboratório Escolar de Informática e Sala de Multimeios, visando despertar na Comunidade Escolar a consciência de que o que é público é de todos, e por isto, deve ser preservado e conservado.

Utilizaremos no desenvolvimento do projeto acervo digital, bem como os recursos de multimídias existentes na escola, proporcionando agilidade, criatividade, eficiência e eficácia nas produções das atividades propostas nas reflexões.





  1. CRONOGRAMA


A previsão para execução deste projeto de Educação Fiscal será de (01) meses com data prevista para começo a partir de junho de 2011 e término final de junho de 2011.


Data

Ação

Responsável



Junho

Estudo dirigido e elaboração do Projeto na contextualização da escola e comunidade.

Professores Regente do LEI.

Apresentação do projeto para análise e aprovação da coordenação pedagógica da escola.

Professor Regente do LEI.

Realização de oficinas e Seminários

Professor Regente do LEI.

Encerramento do projeto

Professor Regente do LEI, Coordenação Pedagógca,





  1. AVALIAÇÃO



A avaliação é formativa e emancipatória. Envolve o (a) aluno (a) nas suas funções afetivas cognitivas e psicomotoras, nos níveis de conhecimento como um todo. Resalta-se ainda que serão utilizados como criterios de avaliação os aspectos: participação, interesse, desempenho do aluno nas execuções das atividades planejadas propostas no projeto.

O Projeto Educação Fiscal – um agente reflexivo no exercício da cidadania estimulará os alunos a participar conscientemente da sociedade e esclarecer os seus direitos e deveres de cidadãos. Mostrando assim, como é importante contribuir para o bem social diante da sua realidade e na comunidade em que se encontra, exercendo seu dever de cidadão, contribuindo para o esclarecimento dos direitos e deveres do cidadão e como a ação dos mesmos é importante para o seu bem estar social.





  1. CONCLUSÃO


O Programa de Educação Fiscal é um programa nacional, entendido como prática educacional com o objetivo de desenvolver valores e atitudes, habilidades e competências para o exercício de direitos e deveres na relação entre o Estado e o cidadão, a partir do entendimento do funcionamento da Administração Pública, da função sócio-econômica dos tributos, da aplicação dos recursos públicos e de estratégias para o exercício do controle social.





  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIA


https://moodle.eadesaf.serpro.gov.br/course/

Acessado desde o dia 01 de junho até dia 10 de junho 2011


http://elisabethhulsmann.blogspot.com/2007/04/educao-fiscal-na-escola.html

Acessado 01 de junho de 2011


http://www.educacaoliteratura.com.br/index%20176.htm

Acessado 01 de junho de 2011

BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petropólis, 2002.


BETING, Graziela, Interdisciplinar, Aula Fora da Sala, Nova Escola, Abril de 2003, nº161


CAVALCANTE, Meire, Misturar as disciplinas, Nova Escola, Agosto de 2005.

CLANCLINI, Nestor Garcia. Consumidores e Cidadãos. Conflitos multiculturais da globalização. Ed. UFRJ. Rio de Janeiro, 1999.


DEMO, Pedro. Conhecer e Aprender: sabedoria dos limites e desafios. Porto Alegre: Artmed, 2000 a. Guia de Responsabilidade Social Empresarial para o Consumo. Programa Nacional de Educação Fiscal no Contexto Social, Volume I 2 ed., Brasília , 2005. 48 p. Ministério da Fazenda.


GADOTTI, M.; FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Pedagogia: diálogo e conflito. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.


MORAIS, Armando, Da Costa, Maria Soledade, Ética e Cidadania. Educação de Jovens e Adultos – Recife , Construir, 2002.


PADILHA, R. P. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2001.


Programa Nacional da Educação Fiscal - Sistema Tributário Nacional, volume II, 2 ed., Brasília, 2005 , 52 p. Ministério da Fazenda.


SANTOS, Antonio Raimundo dos. Metodologia científica a construção do conhecimento. 3. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.


VEIGA, I. P. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 13.ed. Campinas: Papirus, 2001.


Projetos 2011- Curso Disseminadores da Educação Fiscal

Projeto Pedagógico



Título: Jovens Disseminadores da Educação Fiscal


Gestores do projeto: Francisco Dias Pereira Filho e Francisco Antônio de Oliveira



1. Apresentação


A Educação Fiscal é um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.

Assim, a educação fiscal deve ser disseminada para que muitos compreendam o seu papel de cidadão, que possuem direitos e deveres.

2. Objetivos


O projeto visa expandir e educar os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, para que eles possam criar valores éticos, morais e que os mesmos possam exercer seu papel de cidadão.

Aprendendo seus direitos e deveres de cidadão, principalmente a educação fiscal, para que os mesmos possam fiscalizar e cobrar os seus direitos dentro da sociedade em que os mesmos estão inseridos.


3. Público Alvo


Alunos de 1º, 2º e 3º anos dos Cursos de Agroindústria, Comércio, Enfermagem e Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa.


4. Metodologia


Para o projeto acontecer foi adotada a seguinte Metodologia: foi escolhido uma das 12 turmas da escola profissional, nesse processo foi apontada a turma do 2º ano do Curso Técnico em Comércio, na qual estavam cursando a disciplina de direito empresarial, e o processo foi dividido em três etapas, onde a primeira etapa aconteceu a formação dos 39 alunos, com 10 aulas abordando o tema “Educação Fiscal”, em seguida na segunda etapa houve mais duas aulas onde foram montadas as apresentações, para que as mesmas ficassem uniforme. Em seguida dando procedimento ao projeto foi realizada a terceira e ultima etapa, onde os alunos foram divididos em grupos e cada grupo disseminaria as informações aprendidas, repassando para todas as 12 turmas da escola, que possui 456 alunos, onde foram disponibilizada duas aulas para cada turma, utilizando os horários das aulas de formação para cidadania, horário de estudo e temáticas, práticas e vivencias (TPV), e focando que os mesmos teriam que repassar as informações para outras pessoas, como seus pais, parentes e vizinhos, assim criando uma corrente de conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.


5. Número de vagas


Foi ofertadas aulas para todos os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, assim foram criadas 456 vagas para o projeto.


6. Demonstrativo das Vagas


1º A – 40 Alunos

1º B – 40 Alunos

1º C – 42 Alunos

1º D – 40 Alunos

2º A – 41 Alunos

2º B – 37 Alunos

2º C – 39 Alunos

2º D – 36 Alunos

3º A – 42 Alunos

3º B – 41 Alunos

3º C – 22 Alunos

3º D – 36 Alunos


Total = 456 alunos


7. Carga Horária


10 aulas de formação.

02 aulas de criação da apresentação.

24 aulas (02 por turma) apresentação dos alunos do 2º ano para as outras turmas.


8. Cronograma


Atividades

Período

(data)

Objetivo

Responsáveis

Pontos de Controles

Aula de Formação

25/05/2011

Repassar o conteúdo para os alunos.

Professores: Francisco Dias e Francisco Antônio

Chamada

Aula de Formação

26/05/2011

Repassar o conteúdo para os alunos.

Professores: Francisco Dias e Francisco Antônio

Chamada

Aulas de criação da apresentação

27/05/2011

Montar uma apresentação única para os alunos repassarem o conteúdo.

Professores: Francisco Dias e Francisco Antônio

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º A

01/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Cleano, Rayane e Gessica

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º B

31/05/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: André, Rilmar e Liliana.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º C

01/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Andresa, Ana Paula e Nazareno.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º D

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Laice, Kamila e Sebastião.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º A

01/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Tereza, Nataly e Suyani.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º B

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Grasiele, Andresa Sousa e Mardila

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º C

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Monique, Roberto e Wdhierllyane

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º D

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Paloma, Maria Alice e Jason.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º A

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Paulo Henrique, Ilanna e Allef.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º B

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: João Filho, Dagila e Raquel.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º C

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Alice, Rayssa e Bianca.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º D

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Elliza, Gleiciane e Leilane.

Acompanhamento dos Professores


9. Conteúdo programático


Ética, Cidadania e Educação Fiscal

10. Material de apoio


Vídeo educação fiscal – Os Primos


11. Divulgação e Inscrição dos Participantes


Para divulgação foi colocado um panfleto com os horários e dia de apresentação em cada sala.

12. Processo de Avaliação


Acompanhamento das apresentações e verificando o nível de aceitação e compreensão da turma.


Mulher Invisivel