sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projetos 2011- Curso Disseminadores da Educação Fiscal

Projeto Pedagógico



Título: Jovens Disseminadores da Educação Fiscal


Gestores do projeto: Francisco Dias Pereira Filho e Francisco Antônio de Oliveira



1. Apresentação


A Educação Fiscal é um processo que visa à construção de uma consciência voltada ao exercício da cidadania. O objetivo é propiciar a participação do cidadão no funcionamento e aperfeiçoamento dos instrumentos de controles social e fiscal do Estado.

Assim, a educação fiscal deve ser disseminada para que muitos compreendam o seu papel de cidadão, que possuem direitos e deveres.

2. Objetivos


O projeto visa expandir e educar os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, para que eles possam criar valores éticos, morais e que os mesmos possam exercer seu papel de cidadão.

Aprendendo seus direitos e deveres de cidadão, principalmente a educação fiscal, para que os mesmos possam fiscalizar e cobrar os seus direitos dentro da sociedade em que os mesmos estão inseridos.


3. Público Alvo


Alunos de 1º, 2º e 3º anos dos Cursos de Agroindústria, Comércio, Enfermagem e Informática da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa.


4. Metodologia


Para o projeto acontecer foi adotada a seguinte Metodologia: foi escolhido uma das 12 turmas da escola profissional, nesse processo foi apontada a turma do 2º ano do Curso Técnico em Comércio, na qual estavam cursando a disciplina de direito empresarial, e o processo foi dividido em três etapas, onde a primeira etapa aconteceu a formação dos 39 alunos, com 10 aulas abordando o tema “Educação Fiscal”, em seguida na segunda etapa houve mais duas aulas onde foram montadas as apresentações, para que as mesmas ficassem uniforme. Em seguida dando procedimento ao projeto foi realizada a terceira e ultima etapa, onde os alunos foram divididos em grupos e cada grupo disseminaria as informações aprendidas, repassando para todas as 12 turmas da escola, que possui 456 alunos, onde foram disponibilizada duas aulas para cada turma, utilizando os horários das aulas de formação para cidadania, horário de estudo e temáticas, práticas e vivencias (TPV), e focando que os mesmos teriam que repassar as informações para outras pessoas, como seus pais, parentes e vizinhos, assim criando uma corrente de conscientização sobre os direitos e deveres dos cidadãos.


5. Número de vagas


Foi ofertadas aulas para todos os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Maria Cavalcante Costa, assim foram criadas 456 vagas para o projeto.


6. Demonstrativo das Vagas


1º A – 40 Alunos

1º B – 40 Alunos

1º C – 42 Alunos

1º D – 40 Alunos

2º A – 41 Alunos

2º B – 37 Alunos

2º C – 39 Alunos

2º D – 36 Alunos

3º A – 42 Alunos

3º B – 41 Alunos

3º C – 22 Alunos

3º D – 36 Alunos


Total = 456 alunos


7. Carga Horária


10 aulas de formação.

02 aulas de criação da apresentação.

24 aulas (02 por turma) apresentação dos alunos do 2º ano para as outras turmas.


8. Cronograma


Atividades

Período

(data)

Objetivo

Responsáveis

Pontos de Controles

Aula de Formação

25/05/2011

Repassar o conteúdo para os alunos.

Professores: Francisco Dias e Francisco Antônio

Chamada

Aula de Formação

26/05/2011

Repassar o conteúdo para os alunos.

Professores: Francisco Dias e Francisco Antônio

Chamada

Aulas de criação da apresentação

27/05/2011

Montar uma apresentação única para os alunos repassarem o conteúdo.

Professores: Francisco Dias e Francisco Antônio

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º A

01/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Cleano, Rayane e Gessica

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º B

31/05/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: André, Rilmar e Liliana.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º C

01/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Andresa, Ana Paula e Nazareno.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 1º D

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Laice, Kamila e Sebastião.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º A

01/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Tereza, Nataly e Suyani.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º B

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Grasiele, Andresa Sousa e Mardila

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º C

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Monique, Roberto e Wdhierllyane

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 2º D

03/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Paloma, Maria Alice e Jason.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º A

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Paulo Henrique, Ilanna e Allef.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º B

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: João Filho, Dagila e Raquel.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º C

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Alice, Rayssa e Bianca.

Acompanhamento dos Professores

Apresentação 3º D

02/06/2011

Execução das apresentações das equipes para as salas de aula.

Alunos: Elliza, Gleiciane e Leilane.

Acompanhamento dos Professores


9. Conteúdo programático


Ética, Cidadania e Educação Fiscal

10. Material de apoio


Vídeo educação fiscal – Os Primos


11. Divulgação e Inscrição dos Participantes


Para divulgação foi colocado um panfleto com os horários e dia de apresentação em cada sala.

12. Processo de Avaliação


Acompanhamento das apresentações e verificando o nível de aceitação e compreensão da turma.


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