sexta-feira, 1 de julho de 2011

Projetos 2011- Curso Disseminadores da Educação Fiscal

EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA


INTRODUÇÃO

O Projeto Educação Fiscal na Escola, elaborado pelo professor Antonio de Barros Medeiros – Escola de Ensino Médio Dr Andrade Furtado II – São Miguel-Quixeramobim-CE.

Dando continuidade ao Projeto já executado, temos uma parceria nos trabalhos interativos entre Multimeios e LEI, Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, Núcleo Gestor, a qual tem o intuito de informar a Comunidade Escolar sobre a funcionalidade da Ação Fiscal – Tributária, bem como, orientá-los sobre a importância da educação fiscal em nossas vidas, por meio dos impostos arrecadados e das melhorias corridas através destes, explicitando a parte teórica em forma de oficina nas salas de aula.


ESCOPO DO PROJETO


PERÍODO: Contínuo


ANOS (séries): 2º ano do Ensino Médio


ESCOLA: E. E. M. Dr Andrade Furtado II – São Miguel - Quixeramobim


TEMAS: Tributos (ICMS, ISS, IPI, IPVA, IPTU, IGF, IOF e IR)


CURRÍCULO E PARÂMETROS

O Projeto Educação fiscal na Escola terá informações, as quais serão repassadas para a comunidade escolar a respeito de algumas ações tributaries, do desenvolvimento de valores, atitudes, competências e habilidades, formando a consciência tributária para o pleno desenvolvimento da cidadania.


COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:

  • Orientar a comunidade para a importância da educação fiscal em nossas vidas, nos impostos arrecadados e as melhorias ocorridas através deste. Serão trabalhados em sala de aula de forma pedagógica e dinâmica alguns conteúdos.

  • Informar a comunidade escolar sobre a funcionalidade da fiscalização ante corruptiva;

  • Preparar o aluno com conteúdos informativos, os quais lhes darão segurança de produzir informativos, os quais relatem sobre o assunto abordado, no caso ações tributárias.

  • Exposição dos trabalhos com acompanhamento do disseminador fiscal envolvido;

  • Seleçionar o melhor texto sobre a temática tributária.

  • Realizar atividade pedagógica com os alunos para compreensão da função socioeconômica do tributo;

  • Incentivar o acompanhamento, pela da aplicação, distribuição da aplicação dos recursos públicos


QUESTÃO ESSENCIAL (INVESTIGATIVA)

  • O que são tributos em nossas vidas.



METODOLOGIA

A metodologia se dará na forma de oficinas, as quais terão como foco principal os tributos e a aplicabilidade dos mesmos.

Os instrumentais tecnológicos subsidiarão as produções de modo geral.

Será trabalhado de forma dinâmica os conteúdos (ICMS, ISS, IPI, IPVA, IPTU, IGF, IOF e IR ). Os alunos produzirão textos e outros instrumentos e logo após haverá exposição e apresentação de todas as produções.


PRODUTO FINAL:

Percebe-se que no decorrer da execução das oficinas tributárias muitos conhecimentos foram adquiridos de forma interativas entre professores e alunos na distribuição dos conteúdos sobre Educação Fiscal.

Compreende-se que esse é um aprendizado contínuo, pois os alunos envolvidos nas oficinas descobriram que a educação fiscal não é somente necessária no ambiente escolar, se faz necessário também em suas vidas tanto no convívio do lar como em outros ambientes sociais, tais como: vestimentas, alimentação, lazer, educação, etc.

A importância da educação fiscal deve ser contínua, coletiva e participativa no ambiente escolar para que nossos educandos tenham conhecimentos dos valores éticos e morais, os quais enriquecem o saber coletivo e afastam o pensamento corrupto, dando um basta na corrupção que ainda existe no nosso país


ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Apresentações filme, produção e apresentação slides.


RECURSOS A SEREM UTILIZADOS


RECURSOS MATERIAIS:

  • Data show;

  • DVD (mídia/leitor)

  • Computadores do LEI;

  • Slides;

  • Caixa de som;

  • Internet, etc.




AVALIAÇÃO

Será feita em forma de exposição dos trabalho textuais. Seleção da produção textual coerente ao assunto tributário.


AUTOAVALIAÇÃO

A auto avaliação será feita de acordo com o desenvolvimento de cada um, possibilitando novos caminhos do conhecimento em relação ao tema tributo.


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